quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maio - Mês das Noivas - História e símbolos do casamento III

Boa noite, conforme combinado, hoje vamos falar da aliança, do bolo de casamento e da lua de mel.
Para finalizarmos nossa homenagem ao mês das noivas, falaremos também da famosa chuva de arroz na saída dos noivos da igreja.





A Aliança é colocada no terceiro dedo da mão esquerda, porque os antigos acreditavam que havia uma veia que ia direto para o coração. Uma tradição cristã.



O bolo, depois da noiva é umas das maiores atrações em um casamento. Por volta do ano 100 antes de Cristo que foram preparados os primeiros bolos de casamento. Inicialmente era parecido com pão. Durante a cerimônia o bolo era espedaçado em cima da cabeça da noiva, com a finalidade de vida longa e filhos saudáveis. Os convidados comiam os farelos para terem sorte.
Só século XVII os ingleses passaram a confeitar os bolos. Entre as histórias envolvendo o bolo está a da filha da Rainha Vitória, em 1959, onde foi elaborado o primeiro bolo com andares e confeitado. Daí em diante a cada dia é mais elaborado e criativo.

A Lua de Mel surgiu quando o casamento era realizado através de captura, o homem capturava a mulher e, precisava ficar escondido por um mês, período que correspondia de lua cheia até a outra. Durante esse período, que ficavam refugiados, bebiam uma bebida afrodisíaca adocicada com mel. Daí a origem do nome Lua de Mel.

E, finalizando a nossa homenagem ao mês das noivas, a famosa "Chuva de Arroz", lançada nos noivos, na saída da igreja.

Há mais de dois mil anos antes de Cristo que, na China, o arroz já simbolizava fartura. O costume teve origem na China para propiciar aos noivos fartura na vida a dois.

Foi um grande prazer prestar essa homenagem aos noivos!

Amanhã, minha deliciosa receita de "Filé Mignon ao molho madeira".

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário