terça-feira, 27 de abril de 2010

Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento 16 a 30/06/2010

Um dos principais destinos turísticos e histórico cultural do Brasil hoje é também um grande centro de diversidade gastronômica.


Há 510 anos a Costa do Descobrimento, recebe as influências de povos que se encantam com nossas belezas, dês de que os Portugueses chegaram e se instalaram não faltaram visitantes, e hoje o berço do Brasil é um dos maiores destinos turísticos do país.
Pessoas do mundo todo, com seus mais diferentes hábitos e culturas nos visitam, e se encantam com esta fantástica reunião de beleza natural, história,
gastronomia, lazer, ecoturismo, negócios; uma completíssima estrutura de serviços: rede hoteleira, receptivos, locadoras de veículos, rede bancária, atendimento à saúde e segurança, aliados à facilidade de acesso por qualquer via (terra, ar – Aeroporto Internacional – e mar).
Graças a esta natural diversidade cultural, gerada pela chegada e permanência de estrangeiros, a região da Costa do Descobrimento com sua variedade e qualidade de opções, desde a tradicional comida baiana até o melhor da culinária nacional e internacional, apresenta indiscutivelmente um potencial gastronômico com capacidade incalculável para o incremento do turismo.
O uso da gastronomia como forma de incremento turístico tem mostrado resultados efetivamente positivos em países da Europa e América Central, se juntarmos o fato de no Brasil o segmento de restaurantes, bares e similares já representarem 40% (quarenta por cento) do PIB do turismo, com o notório potencial da Costa do Descobrimento, temos a receita perfeita.
Os 16 dias, de 16 a 30 de Junho de 2010, do FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO estão aí para evidenciar esta receita de sucesso.


Fonte: Festival Gastronômico

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os benefícios de uma boa alimentação no cuidado com a pele

Oi pessoal, A nutricionista Bruna Iasi comenta sobre os benefícios que alguns alimentos exercem sobre a nossa pele. Achei a matéria muito interessante e resolvi dividir com vocês.

Não sei se vocês sabem, mas a pele reflete o estado de saúde que nosso organismo se encontra, e a alimentação está intimamente relacionada com nossa saúde e bem-estar. Assim, podemos concluir que uma alimentação saudável é capaz de fornecer os nutrientes responsáveis por sua integridade, elasticidade e brilho natural. Por outro lado, uma alimentação deficiente em determinados nutrientes pode refletir em uma pele sem vida.

Alguns estudos mostram que certas vitaminas e alimentos auxiliam na manutenção de uma pele bonita e jovem. São eles:





Vitamina A: auxilia no desenvolvimento das células da pele e da manutenção da boa saúde das células. Também é ótimo antioxidante que previne o envelhecimento da epiderme. A deficiência desta vitamina pode levar ao ressecamento da pele. Fontes de Betacaroteno (precursor da vitamina A): cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco e vegetais verde escuros como brócolis, couve, etc.



 Castanha do Pará: rica em selênio e zinco, que melhoram a elasticidade da pele, ajuda na batalha contra infecções e auxiliam no crescimento de células. O selênio é necessário para a produção de glutationa, que neutraliza os radicais livres no organismo que podem levar à deterioração do colágeno e elastina. Além destes benefícios, o selênio melhora o cabelo e unhas.

 Salmão, Óleo de Canonla, Semente de Linhaça: alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) que melhoram a pele, diminuindo a ocorrência de obstrução dos poros, reduzindo a produção de agentes inflamatórios e melhorando a elasticidade. Esses ácidos graxos são responsáveis por membranas saudáveis das células e impedem a entrada de substâncias nocivas. Auxiliam ainda na hidratação das células, o que ajuda a pele a manter o seu nível de umidade adequado, resultando num aspecto mais jovem.


 Cereais Integrais: podem ser encontrados em alguns pães e cereais, são alimentos carregados com as vitaminas do grupo B, essenciais para o funcionamento normal da pele. Eles são necessários para o crescimento de novas células, substituindo aquelas que morreram e ajudam no fortalecimento contra infecções e estresse e a prevenção de descamação e rachaduras. Também evitam aspereza das mãos e dos pés.


 Chá Verde: é um alimento importante, pois fornece uma ampla gama de benefícios para a pele. Possui propriedades antiinflamatórias e reduz o risco de danos causados pelos raios ultravioleta do sol, podendo prevenir o câncer de pele. O chá verde é carregado com uma variedade de antioxidantes e é um alimento bom para todo o corpo, por ser rico em vitaminas C, D e K, bem como a riboflavina, zinco, cálcio, magnésio e ferro.


Água: juntamente com as fibras, a água estimula o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do organismo, impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. A hidratação e a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele são garantidos com uma ingestão adequada de água.

A ingestão recomendada para promover benefícios à saúde da pele é de oito copos ou dois litros/dia. Se não houver boa hidratação, podem ocorrer obstipação intestinal, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Para aumentar a hidratação, é necessário obrigar-se a beber água, andar com garrafinha ou deixá-la sobre a mesa. Um bom parâmetro para verificar maior necessidade de líquido é a cor da urina (quanto mais escura, maior a necessidade de água).

Fonte: Webrun

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Receita do Chef de Filé Mignon ao molho Madeira

Boa tarde, hoje receita de Filé Mignon ao Molho Madeira.



6 porções
 
1 peça de filet mignon cortada como preferir
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de molho inglês
250 ml de vinho tinto
500 ml de caldo de carne
1 colher de sopa de maisena
200 gr de champignon cortados em lâminas
pimenta do reino e sal a gosto
azeite para fritar
 Modo de Preparo:
 
Tempere os files já cortados com o sal e a pimenta do reino e reserve.
Em uma frigideira, frite os filés com o azeite e reserve.
 Do vinho evaporar coloque o caldo da carne , deixando ½ copo para misturar a maisena, junte ao molho e mexa até ficar espesso.
Coloque os filés na frigideira com o molho e deixe aquecer . Junte os champignons e sirva em seguida.
 
Acompanhamento : Arroz branco e purê de batatas 
 
Não se esqueça do vinho e Bom Apetite!
Bom final de semana.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maio - Mês das Noivas - História e símbolos do casamento III

Boa noite, conforme combinado, hoje vamos falar da aliança, do bolo de casamento e da lua de mel.
Para finalizarmos nossa homenagem ao mês das noivas, falaremos também da famosa chuva de arroz na saída dos noivos da igreja.





A Aliança é colocada no terceiro dedo da mão esquerda, porque os antigos acreditavam que havia uma veia que ia direto para o coração. Uma tradição cristã.



O bolo, depois da noiva é umas das maiores atrações em um casamento. Por volta do ano 100 antes de Cristo que foram preparados os primeiros bolos de casamento. Inicialmente era parecido com pão. Durante a cerimônia o bolo era espedaçado em cima da cabeça da noiva, com a finalidade de vida longa e filhos saudáveis. Os convidados comiam os farelos para terem sorte.
Só século XVII os ingleses passaram a confeitar os bolos. Entre as histórias envolvendo o bolo está a da filha da Rainha Vitória, em 1959, onde foi elaborado o primeiro bolo com andares e confeitado. Daí em diante a cada dia é mais elaborado e criativo.

A Lua de Mel surgiu quando o casamento era realizado através de captura, o homem capturava a mulher e, precisava ficar escondido por um mês, período que correspondia de lua cheia até a outra. Durante esse período, que ficavam refugiados, bebiam uma bebida afrodisíaca adocicada com mel. Daí a origem do nome Lua de Mel.

E, finalizando a nossa homenagem ao mês das noivas, a famosa "Chuva de Arroz", lançada nos noivos, na saída da igreja.

Há mais de dois mil anos antes de Cristo que, na China, o arroz já simbolizava fartura. O costume teve origem na China para propiciar aos noivos fartura na vida a dois.

Foi um grande prazer prestar essa homenagem aos noivos!

Amanhã, minha deliciosa receita de "Filé Mignon ao molho madeira".

Abraços


terça-feira, 20 de abril de 2010

Maio - Mês das Noivas: História e símbolos do casamento II


O buquê da noiva significa felicidade e fertilidade.

As flores no caminho da noiva significam sorte e fertilidade.

A posição do noivo e da noiva, originou-se pelos anglo-saxões. A noiva fica ao lado esquerdo do noivo, para que o braço direito do noivo ficasse livre, caso houve necessidade de sacar a espada se acontecesse algum ataque.

Amanhã iremos falar da aliança, do bolo e da lua de mel. Até lá!
Bom feriado!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Maio - Mês das Noivas: História e símbolos do casamento.

Oi Pessoal, 
Esta semana, em homenagem ao mês das noivas, vou falar um pouco da história e símbolos do casamento.

A cerimônia, todo o ritual e tradição do casamento nasceu em Roma a cerimônia, todo o ritual e tradição.
A tradição do vestido de noiva branco, veio da Inglaterra, através da Rainha Vitória, quando ela se casou com o primo Albert.
O véu da noiva, tradição da Grécia antiga que simbolizava proteção à noiva dos admiradores e dos olhos da inveja.


Amanhã, vou falar do Buquê da noiva, das Flores no Caminho da noiva e da Posição da noiva e do Noivo.
Não percam!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia das Mães: curso de Gastronomia recebe mães e alunos

Pessoal, essa matéria é do ano passado, porém, achei que foi uma comemoração inovadora. Por isso, acredito que vale a pena!

Em homenagem ao Dia das Mães, alunos do 2º ano Azul do Colégio Alto Padrão Objetivo, visitaram a cozinha experimental de Gastronomia da Unifran. Monitorados por alunos do curso, estudantes e mamães produziram torta salgada e brigadeiro. Na hora de colocarem "mãos na massa", todos se divertiram. Houve momentos de demonstração intensa de gratidão e amor. 

Parabéns Unifran e Professora Cláudia Haddad pela brilhante idéia e iniciativa. Espero que repitam a "dose" sempre!


Veja a material na íntegra: Unifran

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Évora recebe festival gastronômico de 3 a 9 de Maio de 2010

O Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas  – Festival Internacional propõe-se apresentar, debater e celebrar um dos maiores patrimônios culturais do Mediterrâneo: a gastronomia.

Saboreie o que é mediterrânico em Évora.

O Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional é um evento organizado pelo Turismo do Alejo, ERT. a entidade regional de turismo responsável pela gestão da Área Regional de Turismo do Alentejo e que tem como principal missão a valorização turística da sua área territorial,  o Turismo de Portugal, I.P e a Confraria Gastronômica do Alentejo, com o apoio da  Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Câmara Municipal de Évora.




O evento irá realizar-se entre os dias 3 a 9 de Maio de 2010, em Évora.
O Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional tem como objetivo valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânica, com natural enfoque no Alentejo, assumindo ainda uma preocupação transversal na abordagem de aspectos indiretamente relacionados ao bem-estar, a saúde e um estilo de vida saudável.


Que tal conhecer um pouco de Évora?
Fonte: Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Brasileiro come mais frutas e verduras e faz menos exercícios físicos, diz estudo







Oi Pessoal,
Hoje vi a matéria abaixo e achei que vale a pena divulgá-la.

O Ministério da Saúde divulgou, na quarta-feira (07/04), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, um estudo sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, a população está alimentando-se mais de frutas e hortaliças, porém, comendo mais alimentos com alto teor de gordura e fazendo menos exercícios fisicos.

Segundo o estudo, 30,4% dos adultos do país consomem, cinco ou mais vezes na semana, estes alimentos considerados saudáveis. Comparando com o ano passado, este número cresceu 11,5%. A quantidade de carne vermelha na mesa da população teve queda de 15,8%.

Em contrapartida, seguindo a tendência mundial, o índice de consumo de alimentos gordurosos e com açucares também aumentou. Refrigerantes e sucos artificias fazem parte da dieta de 76% dos brasileiros. O consumo regular, quase diário, dessas bebibas aumentou 13,4% desde 2009.

O feijão, comida típica da culinária brasileira, é outro alimento que está sendo afetado pela mudança de costumes do brasileiro, que não tem mais tempo de fazer todas as refeições em casa. De 2006 a 2009, o consumo caiu 8,4%.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, a população está ficando sedentária. Apenas 14,7% dos adultos fazem meia hora de atividades físicas diárias recomendadas. O índice de pessoas que não fazem nada para se exercitar, os sedentários, é de 16,4%. Parte da culpa do desinteresse em fazer atividades é a televisão, opção de 25,8% dos brasileiros para o lazer.


Será que você está cuidando da sua saúde?
Pense nisso!
Um grande Abraço



sexta-feira, 9 de abril de 2010

Receita de Gravlax de Salmão

Oi Pessoal,

Como promessa é dívida, segue a Receita de Gravlax de Salmão:






Ingredientes:
1/2 salmão com a pele
1/3 xícara (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada
20g/1maço grande de endro fresco picado
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de conhaque
Modo de preparo:
1. Numa tigela, misture o sal, o açúcar, o açúcar mascavo, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Reserve. Esta mistura servirá para curar o salmão.
2. Em outra tigelinha, acrescente o suco de limão, o azeite e o conhaque.
3. Numa superfície de trabalho, coloque um pedaço de filme com o dobro do tamanho do salmão. Disponha o peixe com a pele voltada para baixo e pincele com o tempero de limão.
4. Salpique com o endro (dill), cubra com a mistura para curar e aperte bem com as mãos para grudar o tempero. Com o filme, embrulhe o salmão, tomando cuidado para não espalhar a cura. Vire o peixe com a pele voltada para cima e, com uma faquinha afiada, faça vários furinhos no filme, atravessando a pele do peixe. Este processo servirá para drenar o líquido que o salmão irá soltar.
5. Forre uma assadeira grande com papel-toalha. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo. Coloque um peso sobre o salmão para prensá-lo. Use algo pesado para drenar bem.
6. Leve à geladeira. A cada 6 horas, troque o papel-toalha e verifique se o líquido está sendo escoado pelos furinhos do filme. Deixe marinar por no mínimo 48 horas.
7. Após o período da marinada, desembrulhe o salmão e retire o excesso do tempero, raspando com as costas de uma faca. Se quiser, deixe um pouco do endro.
8. Com uma faca afiada, corte o salmão em tiras bem finas, descartando a pele. Sirva a seguir com o molho e torradas.
Para o molho:
 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
 1 colher (sopa) de mel
 suco de 1 limão
 1 colher (chá) de endro picado
Modo de preparo:
Numa tigelinha, misture todos os ingredientes e bata com um garfo até ficar cremoso.


Bom Apetite!


Qualquer dúvida, é só falar comigo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os benefícios do Chocolate


chocolate se tornou um alimento muito popular no mundo inteiro. Por isso, muito se tem discutido sobre suas propriedades. 

Muitos afirmam que o chocolate não traz benefício nenhum, pois além de ser muito rico em gorduras e açúcares simples, possuem alcalóides teobromina, e cafeína, substância presente no café e chá preto, que causa irritabilidade e aceleração no metabolismo.
Contudo, por este mesmo motivo, o chocolate foi muito utilizado durante as guerras, para que os soldados não perdessem a temperatura corporal durante a noite e dias frios.
chocolate também é rico em substâncias aromáticas que lhe são acrescidas para dar sabor e cheiro característico. O cacau é uma boa fonte de ferro. Mas por ser de valor calórico e de lipídeos muito alto, seu consumo deve ser moderado.
Qual será a opinião dos “chocólatras”?
Fonte: ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia)

O que você acha? comente aqui ou no meu e-mail

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um pouco da história da gastronomia no Brasil


A chegada dos portugueses e africanos

Após a descoberta do Brasil, no início do século XVI, os Portugueses iniciaram a exploração das terras brasileiras.
Da miscigenação dos povos indígenas, portugueses e africanos trazidos como escravos, nasciam os brasileiros e a cozinha brasileira com a mistura da culinária destes três povos.
A cozinha Portuguesa tinha grande influência dos Árabes, mas já  identidade própria.
Nos navios portugueses, vieram frutas, vegetais, verduras e animais, como figo, laranja, limão, melão, agrião, espinafre, chicória, mostarda, coentro, trigo, hortelã, cebolinha, manjericão, alho, alfavaca, gengibre, arroz, cana de açúcar, temperos da índia, bois, vacas, touros, ovelhas, cabras, carneiros, porcos, galinhas e patos.
Os escravos trouxeram da África, o quiabo, inhame, erva-doce, gengibre, açafrão, gergelim, amendoim africano, melância e outras variedades de coco e banana.
A banana da terra, por exemplo, tinha necessidade de ser cozida antes de consumier e, era pouco apreciada.
Já a banana vinda da África, consumida in-natura, como fruta, logo se tornou popular.
A mandioca e o milho, por sua fartura, tornaram-se o alimento básico dos escravos, que na necessidade de explorar a pouca variedade de matéria prima, criou do milho o angú, um mingau mais consistente que o pirão. O pirão por sua vez, tal qual o conhecemos, foi criado pelos portugueses, que utilizou a técnica de fazer papas e caldos de seus camponeses, adicionando a farinha com caldo fervente.
No tempero, os portugueses, contribuiram com a culinária brasileira, impondo o gosto pelo sal, quase não utilizado pelos índios e pelos africanos, além de ensinar a salgar a carne para conservá-la.
Outras especiarias tornaram-se presentes, como o cravo-da-índia, a erva-doce, a canela e o alecrim.
O arroz se tornou o alimento mais presente a partir de XVIII, e era cozido como uma papa e consumido com carnes e peixes.
Os portugueses passaram a consumir o feijão nativo do Brasil, mas somente no século XVI, os brasileiros assumiram o hábito do consumo acompanhado de peixes e carnes.
A farinha e o feijão são dois alimentos nativos brasileiros, e constituem a base da nossa alimentação.
Com o açúcar e a habilidade da mulher portuguesa, surgiram os doces, cozidos com açúcar e frutas.
Do açúcar, que de fácil produção passou a ser consumido pelos mais pobres, surgiu a bebida alcoólica brasileira que tem várias denominações, mas como marca internacional, assumiu o nome de Cachaça.
E assim, utilizando a técnica de cozimento de vários ingredientes juntos, a cozinha brasileira é rica em diversas receitas de cozidos, técnicas tão utilizadas em nossa culinária.

Fonte: Gastrônomo BR 


Aguardo seus comentários aqui no blog ou no meu e-mail